Streaming também oferece oportunidade de renda para pessoas desempregadas

Com o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, o crescimento de transmissões ao vivo, os streams ou lives, foi gigantesco. Um exemplo é o Twitch, umas das primeiras plataformas de stream, no mercado desde 2011. Segundo o site Twitch Tracker, em termos mundiais, em janeiro de 2020 a média de espectadores simultâneos era de 1.357.175. Em maio de 2021, a média subiu para 3.101.443, aumento de mais de 228%. 

O número de canais ativos também teve um grande aumento. Em janeiro de 2020 haviam 4.537.807; em maio de 2021, o número foi para 9.023.142, aumento de 198%. Um desses novos canais é de Vanessa Ribas Moura, conhecida na plataforma como “NiflheimUK”. A streamer é de Ponta Grossa e estava desempregada. Suas lives são de Teamfight Tactics, um jogo de estratégia da Riot Games. “Depois de um tempo comecei a fazer lives de covers de música, pois meus viewers começaram a pedir”, conta. 

Sobre a importância da atividade em sua vida, ela diz que fez muitas transmissões “nas quais eu estava meio desanimada”, mas com “a galera interagindo no chat e me distraindo, realmente dá uma aliviada em muitos sentimentos ruins que a gente acaba sentindo ao longo do dia, principalmente durante uma pandemia”. Fazer streams também ajudaram Moura financeiramente, como no pagamento de seu novo notebook. Ela começou a fazer stream em dezembro de 2020.

Dentro da plataforma Twitch, é possível que qualquer pessoa com um aparelho e conexão capaz de transmitir uma live consiga ganhar dinheiro. Para isso, é preciso que atinja alguns requisitos para se tornar afiliada, podendo então começar a receber inscrições e doações da comunidade. Segundo o site da Twitch, os requisitos são: 500 minutos totais de transmissão, em sete dias exclusivos, mantendo média de três ou mais espectadores simultâneos em cada live.  As inscrições nos canais podem ser de 5, 10 ou 25 dólares. Cada uma delas oferece vantagens específicas, aumentando conforme no quanto se paga. 50% do valor convertidos em reais vai para o streamer, e 50% para a plataforma.

Com as pessoas ficando mais tempo em casa, a economia do Brasil foi diretamente afetada, com queda no Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020 o PIB brasileiro caiu 4,1% em relação a 2019. A taxa de desemprego aumentou durante a pandemia, diminuindo o consumo de produtos e serviços. Com o aumento no desemprego, as pessoas vão buscar formas de ganhar dinheiro, e as transmissões ao vivo é uma delas.

Crescente no número de canais ativos na Twitch / Infográfico: Teodoro Anjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *