Ponta Grossa ambiental: cadê o debate?

Esta 3ª edição de 2018 da Nuntiare traz uma reportagem inédita sobre as cavernas escondidas em Ponta Grossa. Furnas pouco exploradas que abrigam centenas de riquezas nativas e uma grande biodiversidade. O tema ainda não havia sido tratado por esse viés durante os 20 anos da revista. Nessas duas décadas, uma única matéria sobre cavernas trouxe um debate de arte rupestre.

Com o título “Arte Primitiva”, a reportagem explica a universalização das manifestações gráficas nas cavernas. Os primeiros informes da presença de arte rupestre no Paraná datam de 1958. Discute-se que a maior parte dos sítios arqueológicos são abrigos sob rocha, a céu aberto e cavernas areníticas com pinturas primitivas.

Quando se pensa em cobertura de jornalismo ambiental, é muito comum o enfoque para os patrimônios naturais do município, como: Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha, Cachoeira do Rio São Jorge, Capão da Onça, Passo do Pupo e Parque Estadual de Vila Velha. Prova disso é uma reportagem publicada em 1999 com o título “Descaso entre pedras - Quantos paredões de pedra existem no morro dos ventos uivantes?”, que discute os prejuízos da falta de conscientização para a preservação do Parque Vila Velha. Outra matéria, de 2000, trouxe o tema “Entre pedras, matas e rios, a mina de ouro”, abordando o contexto do surgimento do Parque Vila Velha, suas práticas de ecoturismo, aspectos da gestão administrativa e belezas da paisagem natural.

Nota-se que jornalismo ambiental com foco nas formações geogŕaficas e patrimônios culturais de Ponta Grossa foi até agora pouco tratado. Quando acontece, traz enfoque para temas recorrentes, como os relacionados ao Parque Estadual de Vila Velha. Por isso, esta edição dá espaço para uma reportagem sobre cavernas dos Campos Gerais. Você já ouviu falar em troglóbios? Não deixe de conferir as características dessa espécie que vive nas furnas da região. Vale conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *